Mineração 4.0 – Tecnologia E Inovação Na Mineração

A necessidade global está fazendo da mineração 4.0 um segmento indispensável em alguns países. O Brasil e Chile estão entre os maiores produtores de recursos minerais do mundo. Eles concentram cerca de 85% de toda exportação da América Latina. Mas você sabe o que é mineração 4.0? 

Quando o cidadão comum e leigo pensa em mineração, a primeira imagem que tem em mente é aquele carrinho nos trilhos trazendo tudo o que foi retirado das minas com a ajuda de um picareta. O que muitos não sabem é que a mineração está acompanhando a tecnologia e hoje já podemos contar com a mineração 4.0.

Com a ajuda da indústria 4.0, que é uma nova forma da indústria que une inovações tecnológicas, automação e tecnologia da informação em processos de manufatura, os setores industriais agora podem integrar o mundo virtual ao mundo real e esse é um grande avanço para a mineração. Leia este post até o seu final e saiba mais sobre essa inovação.

O que é a mineração 4.0?

Como você deve saber, a mineração consiste em um processo que engloba a pesquisaextração e o beneficiamento mineral

O nome que surgiu a partir da união de mineração e indústria 4.0 é uma nova forma de mineração que agora conta com a tecnologia mais atual. Muitas empresas já estão trabalhando com a mineração 4.0.

O novo modelo de mineração tem como principal objetivo transformar o processo operacional em um sistema mais produtivo e seguro, já que necessita de menos pessoas expostas a riscos no seu dia a dia.

Deste modo, a mineração 4.0 nada mais é do que uma forma de tornar esse processo em algo mais estável e controlável com ajuda das tecnologias disponíveis atualmente.

Confira a seguir os principais benefícios dessa mudança.

Benefícios da mineração 4.0

Como vimos acima, o principal objetivo da mineração 4.0 é transformar a mineração de caráter mais tradicional em um processo automatizado e mais produtivo. Com esse processo automatizado ocorre o aumento da segurança e da produção, além da redução de custos graças à implantação de mecanismos para integração de dados.

Sendo assim, são inúmeros os benefícios dessa nova forma de trabalho, que vão desde o monitoramento de funcionários até a modernos sistemas de ventilação em minas subterrâneas.

Conheça os principais benefícios a seguir.

Produtividade

Como a mineração 4.0 traz a otimização dos processos isso proporciona maior desempenho de equipamentos. Em outras palavras, com a mineração 4.0 é possível reduzir custos e perdas, além de aumentar os lucros.

Assim, é possível integrar sistemas de controle com mecanismos de produção, além das plataformas digitais, protocolos de comunicação e integração de dados. Todos esses fatores unidos aumentam consideravelmente a produtividade.

Com ela são possíveis novas iniciativas e planejamentos para elevar a eficiência operacional. Alguns exemplos, são:

  • Aumento da disponibilidade de equipamentos;
  • Redução do uso de combustíveis;
  • Redução no tempo para manutenção de equipamentos.

Segurança

Outro benefício da mineração 4.0 é a busca constante pelo bem-estar dos colaboradores. Dessa forma, uma das maiores preocupações é com os índices de segurança e saúde. Por isso, a mineração 4.0 busca:

  • Reduzir riscos ergonômicos e de acidentes;
  • Reduzir absenteísmos;
  • Melhorar condições de trabalho em geral.

Manutenção assistida

De modo geral, os equipamentos usados na mineração 4.0 possuem recursos para autodiagnóstico. Dessa forma, eles aceleram o reparo de falhas ao informar em tempo real o problema e mostrar o que precisa ser trocado.

Sendo assim, o próprio equipamento nos mantém informados sobre todo o avanço e disponibilidade de recursos para assim aumentar a qualidade dos instrumentos de trabalho em qualquer processo.

Sustentabilidade

Outro benefício da mineração 4.0 é a preocupação com a sustentabilidade. Por isso, ela está em busca do controle de material gerado em uma mina. Algumas medidas para preservação do meio ambiente são:

  • Baixar níveis de efluentes não aproveitados;
  • Reduzir consumo de água;
  • Reduzir impactos ambientais;
  • Busca pela recuperação de áreas degradadas.

Entre outras.

03 Inovações Tecnológicas da Mineração 4.0

primeira inovação na mineração iniciou-se com a mecanização, ou seja,  utilização de brocas hidráulicas e motores a vapor.

segunda revolução começou com a utilização da eletricidade, permitindo assim que as mineradoras tivessem acesso a melhores equipamentos com o auxílio da eletricidade.

 A terceira revolução começa com a eletrônica e automação, com vários robôs sendo utilizados para realização de  trabalhos perigosos e também para içamento de materiais pesados.

 E, finalmente, a indústria atual em que estamos, a quarta revolução industrial ou “Indústria 4.0” onde se utiliza a IoT (Internet das Coisas).

Vejamos a seguir alguns exemplos das inovações tecnológicas da mineração 4.0:

Drones

O uso de drone na mineração permite a execução de diversas atividades como, mapeamento e cubagem de pilhas, mapeamento de alvos de exploração, gerenciamento e inspeção de áreas, entre outras aplicações.

Falei um pouco mais sobre drones na mineração neste artigo: >> O Uso De Drones Na Mineração – Tecnologia E Informação <<

Learn Machine

Learn Machine utiliza algoritmos para processar milhões de dados para identificar potenciais alvos para a exploração mineral.

O aprendizado de máquina (Learn Machine) é implementado na exploração mineral em duas aplicações principais: prospecção mineral e interpretação dos dados de furos de sondagem. 

Na prospecção mineral, o aprendizado de máquina é usado para integrar várias camadas de dados 2D ou 3D para estimar a probabilidade de ocorrência de potenciais alvos, ainda não descobertos, com base nas informações de depósitos já existentes. 

O  uso de algoritmos nos dados de furos de sondagem  permite a interpretação automática de litologias, alterações ou fraturas a partir dos dados físicos ou químicos apurados nos testemunhos de sondagem.

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial (IA) vem sendo utilizada para melhorar a produtividade e a eficiência durante todo o processo de mineração. 

A utilização de Inteligência Artificial em caminhões autônomos os torna mais seguros e aproximadamente 15% mais baratos de operar do que aqueles com humanos ao volante. 

Eles podem operar 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem a necessidade de parar para trocar de turno ou fazer intervalos para ir ao banheiro. E como não há motoristas nas cabines, reduz-se o número de trabalhadores expostos em áreas de risco.

Algumas empresas também utilizam  sistemas de perfuratrizes operadas por um único operador remoto.  A tecnologia permite que um operador remoto, usando um único console, controle quatro plataformas de perfuração autônomas simultaneamente.

Tecnologias de IA também vem sendo utilizada em carregadeiras autônomas de mina subterrânea. Um exemplo é a Sandvik LH514 de 11 metros e 38 toneladas, ela é capaz de aprender a percorrer um túnel de mina subterrânea desde a primeira vez que entra nele, e fazê-lo de uma maneira otimizada e segura.

O futuro da mineração no Brasil e no mundo 

Atualmente, o Brasil é conhecido por ser referência na mineração 4.0. Entre as maiores mineradoras do mundo temos a Vale e a Rio Tinto. Essas empresas estão avançando na adoção dos sistemas de automação e controle.

tendência da mineração 4.0 é integrar cada vez mais os processos dentro de uma mina, além de buscar cada vez mais a sustentabilidade com o aumento da produtividade e o desenvolvimento de tecnologias que promovam a eficiência energética e a redução de emissão de materiais no meio ambiente.

evolução da mineração 4.0 representa uma ótima oportunidade de gerar valor para todo o setor de mineração ao criar aplicações e novas tecnologias. 

Mineração é produzir commodities, portanto, permanecer competitivo nesse setor geralmente significa produzir mais rápido, mais barato e com sustentabilidade.

FONTE: TÉCNICO E MINERAÇÃO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *